CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE
TECNOLOGIA AO CURRÍCULO
Currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas de determinadas situações do cotidiano.
As tecnologias trazem contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza de intenção pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias. Para a efetividade da integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo é necessário que o professor conheça as tecnologias e os conteúdos a serem trabalhados e tenha bem definido as competências e habilidades que espera alcançar com a integração das tecnologias a determinados conteúdos. Sendo assim, as tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem e possibilitar ao aluno construir o seu próprio conhecimento de maneira prazerosa.
Para que esta proposta se torne viável é necessário um modelo educacional flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente, que leve em conta as contribuições disponíveis das tecnologias a ministrarão dos conteúdos curriculares.
Confira o Blog do PIBID IFTO
Há 10 anos
Concordo com você Cristiane, é impossível o aluno ter rendimentos sem intercalar as tecnologias a um curriculo.Sem este intercambio corre o risco do aluno perder ao invés de ganhar, pois ele acaba perdendo o conteúdo na sala mesmo no tradicional e não buscando através das tecnologias
ResponderExcluir